
- Alcachofra é tida como emagrecedora, mas ela apenas apresenta certa saciedade, que desaparece após pouco tempo de uso. É uma hortaliça de poucas calorias.
Comida light/diet. Alimento diet é aquele no qual alguma substância foi substituída por outra. É mais comum o açúcar ser substituído por adoçante.
Alimento light é aquele que sofreu redução de pelo menos 25% na quantidade de calorias ou de algum nutriente. É mais comum a diminuição de gorduras. Somente pelo uso desses alimentos não se garante o emagrecimento, pois depende das quantidades ingeridas.
- Comida integral. Alimentos integrais são saudáveis, ricos em vitaminas e fibras. Se a ingestão for exagerada a pessoa pode engordar. Lembrar que todo alimento tem calorias. Pelo fato de conter mais fibras ele pode dar mais saciedade.
- Drenagem linfática. Essa massagem drena os líquidos do corpo, direcionando-os ao sistema linfático para que sejam eliminados juntamente com as impurezas do organismo, pela urina. Ajuda a diminuir o peso líquido, mas não provoca emagrecimento.
- Acupuntura na orelha. Em estudos clínicos, a acupuntura mostrou-se eficaz para o emagrecimento durante, no máximo, três meses. Isso significa que o método pode gerar apenas um entusiasmo que leva à mudança de hábitos alimentares.- Sauna. Na sauna a pessoa fica exposta a altas temperaturas, o que aumenta a transpiração e gera perda líquida. Após essa perda, a pessoa ingere líquidos que o corpo pede e seu peso volta ao de antes.
- Cremes redutores de medidas. O creme não consegue mudar o metabolismo do corpo ou exercer qualquer efeito sobre ele. Alguns reduzem sutilmente a gordura localizada, o que é diferente de emagrecer.
- Cigarro. O ato de fumar pode fazer com que a pessoa aumente discretamente o gasto de calorias. O principal efeito do cigarro é alterar o paladar e nos intervalos entre refeições a pessoa não belisca alimentos e sim fuma. Se parar de fumar pode ser que comece a beliscar e daí engorde. Se começar a fumar o obeso não vai emagrecer.
- Lipoaspiração. É um método cirúrgico que faz a retirada de gordura localizada. Não tem efeito nenhum no comportamento do obeso. Após a lipoaspiração normalmente as pessoas voltam a engordar.- Suco de limão. O suco de limão é rico em vitaminas A, B e C e em sais minerais. Pode ser usado como suco ou em várias receitas, mas não é emagrecedor.
- Sopas. O uso de sopas em dietas de emagrecimento tem seu lado bom porque são constituídas de alimentos pouco calóricos como verduras, legumes e que substituem refeições calóricas. Devido aos alimentos estarem bem cozidos a pessoa pouco mastiga o que evita dar a sensação de saciedade. Algumas pessoas por não gostarem de certos vegetais batem a sopa no liquidificador. Isso evita ainda mais a mastigação. Outro inconveniente é que elas enjoam logo e não preparam a pessoa para uma alimentação correta. Essa dieta é para um curto período de tempo. As industrializadas são menos nutritivas e às vezes muito calóricas. Devem ser usadas na dieta de emagrecimento esporadicamente.
- Medicina ortomolecular. A dieta ortomolecular é apenas um dos tipos de dieta saudável. Pela medicina ortomolecular faz-se o diagnóstico do excesso ou falta de minerais e vitaminas do organismo e em seguida procura equilibrar a pessoa, o que dura aproximadamente três meses. A pessoa estando equilibrada e alimentando-se corretamente pode emagrecer. Notem que deve haver reeducação alimentar e mudança no estilo de vida (evitar vida sedentária).
- Jejum. Pular refeições para perder peso é uma prática incorreta e arriscada porque o organismo se readapta para estocar gordura a fim de tolerar esses períodos sem alimentação. O jejum prolongado faz perder peso, mas prejudica a saúde e leva à perda de massa muscular. Quando volta a se alimentar, a pessoa engorda mais do que o normal.
- Cintas modeladoras. Cintas jamais emagrecem, apenas disfarçam as medidas. Não queimam calorias nem têm impacto sobre gorduras localizadas.
- Moderadores de fome. As anfetaminas são substâncias que agem no sistema nervoso central inibindo o centro da fome. Elas devem ser receitadas por médicos porque podem ter sérios efeitos colaterais, como agitação, insônia, agressividade e até desencadeamento de quadros depressivos ou psicóticos. Nem todo mundo pode usar as anfetaminas: pessoas com ansiedade, depressão, hipertensão arterial, doenças cardíacas etc. A tendência de quem usa anfetaminas é ir aumentando a dosagem para continuar a produzir o efeito desejado e com isso aumentam também os efeitos colaterais. Elas tiram realmente a fome, mas a pessoa precisa estabelecer um cardápio adequado para quando chegar ao peso ideal continuar se alimentando sem excessos.
- Reeducação alimentar. Esta é a melhor solução para quem quer emagrecer saudavelmente e manter-se magro. Durante a reeducação alimentar aprende-se os conceitos da boa alimentação e a alimentar-se por necessidade e não por prazer. Outra vantagem é que a pessoa se prepara para alimentar-se corretamente para o resto da vida.
- Exercícios físicos. Exercícios físicos queimam calorias realmente e depois mantém o peso da pessoa. Devem ser adaptados às condições de cada um. Não adianta querer correr se o físico não suporta. Poderá apenas fazer caminhadas. Academias podem fornecer os tipos de exercícios adequados.

Resumindo, a melhor opção de emagrecimento é associar exercícios físicos a um cardápio adequado.
Coluna assinada por:Dr. José Rui BianchiMédico psiquiatra e Autor do livro "Emagrecer também é Marketing" - DVS Editora