14 julho 2007




- Alcachofra é tida como emagrecedora, mas ela apenas apresenta certa saciedade, que desaparece após pouco tempo de uso. É uma hortaliça de poucas calorias.
Comida light/diet. Alimento diet é aquele no qual alguma substância foi substituída por outra. É mais comum o açúcar ser substituído por adoçante.
Alimento light é aquele que sofreu redução de pelo menos 25% na quantidade de calorias ou de algum nutriente. É mais comum a diminuição de gorduras. Somente pelo uso desses alimentos não se garante o emagrecimento, pois depende das quantidades ingeridas.

- Comida integral. Alimentos integrais são saudáveis, ricos em vitaminas e fibras. Se a ingestão for exagerada a pessoa pode engordar. Lembrar que todo alimento tem calorias. Pelo fato de conter mais fibras ele pode dar mais saciedade.

- Drenagem linfática. Essa massagem drena os líquidos do corpo, direcionando-os ao sistema linfático para que sejam eliminados juntamente com as impurezas do organismo, pela urina. Ajuda a diminuir o peso líquido, mas não provoca emagrecimento.

- Acupuntura na orelha. Em estudos clínicos, a acupuntura mostrou-se eficaz para o emagrecimento durante, no máximo, três meses. Isso significa que o método pode gerar apenas um entusiasmo que leva à mudança de hábitos alimentares.- Sauna. Na sauna a pessoa fica exposta a altas temperaturas, o que aumenta a transpiração e gera perda líquida. Após essa perda, a pessoa ingere líquidos que o corpo pede e seu peso volta ao de antes.

- Cremes redutores de medidas. O creme não consegue mudar o metabolismo do corpo ou exercer qualquer efeito sobre ele. Alguns reduzem sutilmente a gordura localizada, o que é diferente de emagrecer.

- Cigarro. O ato de fumar pode fazer com que a pessoa aumente discretamente o gasto de calorias. O principal efeito do cigarro é alterar o paladar e nos intervalos entre refeições a pessoa não belisca alimentos e sim fuma. Se parar de fumar pode ser que comece a beliscar e daí engorde. Se começar a fumar o obeso não vai emagrecer.

- Lipoaspiração. É um método cirúrgico que faz a retirada de gordura localizada. Não tem efeito nenhum no comportamento do obeso. Após a lipoaspiração normalmente as pessoas voltam a engordar.- Suco de limão. O suco de limão é rico em vitaminas A, B e C e em sais minerais. Pode ser usado como suco ou em várias receitas, mas não é emagrecedor.

- Sopas. O uso de sopas em dietas de emagrecimento tem seu lado bom porque são constituídas de alimentos pouco calóricos como verduras, legumes e que substituem refeições calóricas. Devido aos alimentos estarem bem cozidos a pessoa pouco mastiga o que evita dar a sensação de saciedade. Algumas pessoas por não gostarem de certos vegetais batem a sopa no liquidificador. Isso evita ainda mais a mastigação. Outro inconveniente é que elas enjoam logo e não preparam a pessoa para uma alimentação correta. Essa dieta é para um curto período de tempo. As industrializadas são menos nutritivas e às vezes muito calóricas. Devem ser usadas na dieta de emagrecimento esporadicamente.

- Medicina ortomolecular. A dieta ortomolecular é apenas um dos tipos de dieta saudável. Pela medicina ortomolecular faz-se o diagnóstico do excesso ou falta de minerais e vitaminas do organismo e em seguida procura equilibrar a pessoa, o que dura aproximadamente três meses. A pessoa estando equilibrada e alimentando-se corretamente pode emagrecer. Notem que deve haver reeducação alimentar e mudança no estilo de vida (evitar vida sedentária).

- Jejum. Pular refeições para perder peso é uma prática incorreta e arriscada porque o organismo se readapta para estocar gordura a fim de tolerar esses períodos sem alimentação. O jejum prolongado faz perder peso, mas prejudica a saúde e leva à perda de massa muscular. Quando volta a se alimentar, a pessoa engorda mais do que o normal.

- Cintas modeladoras. Cintas jamais emagrecem, apenas disfarçam as medidas. Não queimam calorias nem têm impacto sobre gorduras localizadas.

- Moderadores de fome. As anfetaminas são substâncias que agem no sistema nervoso central inibindo o centro da fome. Elas devem ser receitadas por médicos porque podem ter sérios efeitos colaterais, como agitação, insônia, agressividade e até desencadeamento de quadros depressivos ou psicóticos. Nem todo mundo pode usar as anfetaminas: pessoas com ansiedade, depressão, hipertensão arterial, doenças cardíacas etc. A tendência de quem usa anfetaminas é ir aumentando a dosagem para continuar a produzir o efeito desejado e com isso aumentam também os efeitos colaterais. Elas tiram realmente a fome, mas a pessoa precisa estabelecer um cardápio adequado para quando chegar ao peso ideal continuar se alimentando sem excessos.

- Reeducação alimentar. Esta é a melhor solução para quem quer emagrecer saudavelmente e manter-se magro. Durante a reeducação alimentar aprende-se os conceitos da boa alimentação e a alimentar-se por necessidade e não por prazer. Outra vantagem é que a pessoa se prepara para alimentar-se corretamente para o resto da vida.

- Exercícios físicos. Exercícios físicos queimam calorias realmente e depois mantém o peso da pessoa. Devem ser adaptados às condições de cada um. Não adianta querer correr se o físico não suporta. Poderá apenas fazer caminhadas. Academias podem fornecer os tipos de exercícios adequados.


Resumindo, a melhor opção de emagrecimento é associar exercícios físicos a um cardápio adequado.
Coluna assinada por:Dr. José Rui BianchiMédico psiquiatra e Autor do livro "Emagrecer também é Marketing" - DVS Editora

ANSIEDADE - COMER PARA COMPENSAR


Olá pessoal voltei...

Peso atual 59,60 (Obaáááá, to quase lá...)


(não to acessando muito por que meu PC "pifou", mas assim que estiver no jeito vou responder todos os recados), muito obrigada pelas visitas, valeuuu pela força line... to te devendo umas visitinhas binho...
Pessoal encontrei essa matéria em um site e achei super interessante, acho que meu grande problema era só a ansiedade, quando eu estava preocupada, nervosa, com medo e etc. eu simplismente comia, comia, comia... Uma vez uma nutricionista me indicou antidepressivos e calmantes, hoje em dia, pra me acalmar tomo suco de maracujá ou chá de camomila, o chá verde tb ajuda... antes das refeições tomo bastante água e minha fibra de maracujá, um prato de saladas tb ajuda inibir a fome e ansiedade... e muita calma, paciência e força de vontade, juntos (a) chegaremos lá...

Comer para compensar

Muitas pessoas obesas (cerca de um terço) quando procuram um profissional de saúde com o objetivo de emagrecer apresentam transtorno de comer compulsivo,ou seja, ingerem quantidades exageradas de alimentos.

Essa ação elas não conseguem controlar. É a válvula de escape de um problema psicológico não resolvido.O que acontece hoje em dia é que as pessoas estão cada vez mais fugindo de seus problemas cotidianos para não enfrentar a realidade.É lógico que nem todos reagem assim. Existem fatores de predisposição genética individual, biológico, sócio-cultural e familiar.Nos consultórios psiquiátricos há em torno de cinqüenta por cento de pessoas com transtorno compulsivo por alimentos que apresentam como causa principal uma reação depressiva.


Quando digo reação depressiva, quero dizer que houve uma causa especifica que desencadeou essa reação. As principais são problemas de relacionamento com o cônjuge ou namorado ou noivo ou pais ou filhos. A situação financeira também é uma das causas freqüentes, seguidas de problemas no trabalho ou ainda desemprego. Não ter um companheiro (a) do sexo oposto leva a solidão que é um sentimento bastante depressivo. A ansiedade antecipatória também é uma grande vilã.Observa-se então que são problemas emocionais que comandam a mente e o corpo. As principais emoções perturbadoras são: raiva, medo, ansiedade, culpa, vergonha, tristeza, timidez, mágoa etc., pois promovem conexões cerebrais caóticas evitando que a pessoa raciocine.A pessoa com uma emoção negativa acha-se incapaz de ser competente para emagrecer, isto é, controlar seus impulsos de comer. Ela está com auto-estima abalada. Consequentemente o humor fica deprimido e poderá comer sem ter fome para compensar sua frustração.Hoje em dia cresceu muito o medo de assalto, de seqüestro de violência urbana, fazendo com que as pessoas fiquem apavoradas.Uma pessoa com transtorno compulsivo freqüentemente está fazendo dieta porque há muita variação em seu peso. Normalmente procura novidades em emagrecimento, mas não adere a nenhum tipo de dieta e muito menos pratica exercícios físicos.A vida deve fluir em momentos bons e nos ruins. A felicidade é uma forma de caminhar. Todos enfrentam problemas e eles têm que ser resolvidos. Quando não resolvido logo, a tendência é que ele aumente.Viver culpando as situações desagradáveis e compensando com episódios de ingestão de alimentos irá fatalmente adquirir obesidade.Cada um deve rever sua situação e encarar os diversos problemas com prevenções.


Coluna assinada por:Dr. José Rui BianchiMédico psiquiatra e Autor do livro "Emagrecer também é Marketing" - DVS Editora