24 junho 2007

DRENAGEM LINFÁTICA




Medidas: (cintura)

Anterior: 88cm (07/2006)

Inicial: 84cm (08/05/07)

Atual: 78cm (24/06/07)


Gente, que drenagem linfática é o "olho da cara" já sabemos, só não entendemos ao certo até que ponto ela funciona, encontrei uma matéria sobre massagens (drenagem linfática) e vou postar aqui pra esclarecer nossas dúvidas. Eu já fiz drenagem linfática numa clínica em minha cidade e a massagista era um amissssisima minha, ela era uma boa profissional fez curso fora e tudo, aí o que eu fiz... pedi pra ela me ensinar os segredos da drenagem linfática, ela me ensinou a técnica japonesa, feita com uma ripa, hoje eu faço em casa, e percebo bastante a diferença, sempre com cremes de massagens, filme de pvc e uma cinta termica, uma vez por semana ajuda muito, antes das caminhadas, passo creme de parafina, soa bastante...

O que é a drenagem linfática?

A principal finalidade da drenagem linfática é esvaziar os líquidos e resíduos metabólicos e estimular a circulação linfática através de massagem nas vias linfáticas e nos linfonados.
Com a drenagem linfática, os líquidos entre os tecidos são devolvidos ao sangue através da circulação linfática.
Os movimentos da drenagem linfática são suaves e precisos, em forma circular e espiralada. Hoje em dia a drenagem linfática pode ser manual ou por aparelhos.

A drenagem linfática estimula a regeneração dos tecidos e tem aplicação no tratamento de celulite pela eliminação de líquidos. Essa massagem facilita o escoamento do líquido linfático.
A drenagem (que fica entre as células e é rico em gorduras) até os gânglios linfáticos, que o drena para a circulação. Esses líquidos (linfáticos) ficam retidos em tecidos subcutâneos causando uma certa sensação de inchaço e incômodo. Geralmente, as partes periféricas do corpo (como braços, pernas, pés) são as que mais necessitam de cuidados, pois acumulam muitos líquidos.

A drenagem linfática manual é usada na estimulação da circulação linfática que ajuda o corpo a eliminar toxinas e na nutrição dos tecidos.

Ela é basicamente composta de dois processos ou procedimentos que visam transportar e remover esse líquido de edema de volta à circulação sanguínea, são eles:

Evacuação: é o processo que se realiza em gânglios (ou linfonodos) e em outras vias linfáticas com o objetivo de descongestioná-los.

Captação: é a drenagem propriamente dita que é realizada principalmente dos locais de edema em direção à desembocadura mais próxima.

Ou seja, segundo essa minha amiga, todos nós temos zonas linfáticas no corpo que são as axilas, região pubiana, as dobras dos braços e dos joelhos (a parte de traz) vc faz a massagem empurrando a gordura pra esses pontos, essa gordura será liberada pelo xixi e pelo suor... foi o que ela me ensinou, bjsxxx a todos e fikem com Deus...

Amanhã segunda feira recomeço a dieta renovada e cheia de forças, amanhã tem o vigilante do peso (1º dia) estou muito entusiasmada...